E, à nossa volta ?

O que há para fazer?

Sobretudo há tudo o que pode descobrir por si, nesta tão fantástica zona do país!

Mas, ficam aqui "umas pinceladas" do muito que pode ser explorado…
( A pé ou até uma hora de viagem de carro…)

As serras da Arada e da Freita, fazem parte do Maciço da Gralheira, e destacam-se pelas paisagens surpreendentes; - um território rico em diversidade geológica e biológica.
À espera das suas descobertas.

entre outros, destacamos...
Passadiços do Paiva
8 km que vão serpenteando ao lado do "insurreto" Rio Paiva, num percurso lindo entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca. Sempre que parar para descansar repare na biologia e geologia, nas espécies protegidas e como preservar a Natureza vale a pena.

Para os amantes de trilhos e lindos percursos a pé, existe um trilho denominado PR7 do Parque. "Nas escarpas da Mizarela" com 8 km de distância. Para os restantes existe o Miradouro …

Frecha da Mizarela
O Rio Caima cai 60 metros de altura, entre rochas graníticas de encostas íngremes de um verde efusivo, de carvalhos e rododendros e outra flora protegida, muito contrastante com a paisagem de urze e rocha que a subida da Freita apresenta.

Para os amantes de trilhos e lindos percursos a pé, existe um trilho denominado PR7 "Nas escarpas da Mizarela" com 8 km de distância. Para os restantes existe o Miradouro … e todo um restante passeio pelos sítios que vão aparecendo.

Arouca 516
Para além dos passadiços, surge no Geoparque de Arouca, território Mundial da UNESCO a ponte pedonal suspensa Arouca 516, com 516 metros de comprimento e a 175 metros - ponto mais alto - de altura A visita só é possível por marcação ! Verifique no site oficial ...
Portal do Inferno e Garra
A melhor época do ano para ir até este miradouro fantástico, é a Primavera, onde com a ajuda das flores de carqueja e urze as serras se pintam de amarelo e lilás. Localizado em plena serra da Arada, a 984 m de altitude é a resultante de uma estreita passagem entre duas vertentes íngremes. A Garra, dizem que assim o parece, é uma montanha cortada por diversos cursos de água, que do miradouro se avista...

O melhor é aproveitar para visitar a aldeia de Regoufe e as minas abandonadas, e daí até à famosíssima aldeia de Drave.
Depois deixe-se surpreender e siga a ribeira de Drave até ao rio Paivô, aproveitando também as poças e as cascatinhas de água puríssima…

Pedras Parideiras
A ±30 minutos do Mosteiro localiza-se este quilométro quadrado de pedras e o centro interpretativo que explica o porquê de as pedras "parirem" pedras... interessantíssimo!

"Por ação da erosão, os nódulos libertam-se e acumulam-se no solo, deixando no granito uma cavidade, cujas paredes estão revestidas por uma capa biotítica... daí os habitantes da aldeia da Castanheira chamaram a esta rocha «Pedra Parideira», por ser «a pedra que pare pedra»..." in aroucageopark.pt

Os museus...

As duas "jóias da coroa" da nossa região, os Museus Grão Vasco em Viseu - visita obrigatória - e o Museu do Caramulo.

entre outros, destacamos...
Museu Nacional Grão Vasco
Inserido na rede nacional de Museus o Museu Grão Vasco destaca-se sobretudo pela ímpar coleção de retábulos pintados por Vasco Fernandes, e seus alunos, aproximadamente entre 1505 e 1530. Mas, o Museu inclui ainda pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco, uma ou duas peças importantes arqueológicas, uma coleção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, entre eles o auto-rettraro de Columbano; exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental, mobiliário e têxteis. Além disso está albergado num lindíssimo edifício do fim do sec.XVI, ao que se sabe antigo seminário, junto à Sé Catedral.

Viseu vale a pena visitar por muitas outras razões. E, vale a pena informar-se sobre onde comer, porque para além dos restaurantes clássicos, abre sempre um restaurante novo e multiplicam-se as comidas oferecidas.
E, não há hipótese de esquecer que em Passos de Silgueiros, o Mesa de Lemos é um restaurante com 1 estrela Michelin.

Durante o Verão o Museu está aberto todos os dias, mas o melhor mesmo é confirmar:
http://www.museunacionalgraovasco.gov.pt

Museu do Caramulo
No início do sec.XX nasce pela mão de um particular o maior sanatório de Portugal, e neste espaço surge, finda a necessidade de sanatórios, o Museu do Caramulo. Museu, que se vem re-inventando e mantendo jovem todos estes anos. Com uma magnífica e relevante coleção de automóveis, de motos, de arte antiga, coleção muito interessante de arte moderna e contemporânea, e, coleção de brinquedos. Outra visita obrigatória.

O Caramulo fica relativamente perto, e na subida para lá tem outros pontos de interesse que vale apena conferir, por exemplo a Reserva Botânica do Cambarinho ou a Lapa de Meruje. E, como convêm sempre alimentar-se, não deixar de experimentar a Sopa Seca de Alcofra.
Quanto ao Museu ver horários, etc aqui :
https://museudocaramulo.pt
Quanto à Sopa Seca ver : "Onde Comer"…

Passeios e trilhos pedestres...

Para quem gosta de sair da estrada e entrar pelo mato e montes, há muitos passeios; e muitos são os trilhos criados - nem sempre todos com as indicações ou o percurso mantido …

entre outros, destacamos...
Os trilhos de São Pedro do Sul
Trilhos temáticos, de media dificuldade, apresentados de forma eficaz em folhas A3.

visitar o site : http://www.cm-spsul.pt/conteudo.asp?idcat=192

Montanhas Mágicas
A marca Montanhas Mágicas - Arada, Freita e Montemuro - une 7 municípios dentre os Rios Vouga e Douro. Uma das suas prerrogativas foi o lançamento de trilhos educativos para a biodiversidade e as diferentes morfologias territorias, as gentes e as comidas da região. Alguns dos trilhos são de dificuldade elevada, devido à morfologia do terreno.

Consulte os livros de Rotas que temos disponíveis

Vestígios da História..

Mamoas e Dolmens, Castros, Pontes, Estradas e Edificíos Romanos, Construções Medievais, Solares, Igrejas e Mosteiros dos séculos XVII e XVIII


entre outros, destacamos...
Vouzela - Monumentos megalíticos funerários
Em colaboração com a Universidade do Algarve, equipas de arqueológos têm vindo a fazer um trabalho sistemático de prospeção, classificação e marcação de vestígios pré-históricos, em todo o território do concelho de Vouzela, com "descobertas" importantes, mas sobretudo para preservar a Memória... Com esse trabalho, tem sido também aumentada a coleção do Museu local. A não perder!

ítios a ver:
Lapa da Meruje
Malhada do Cambarinho
Marco da Mata
Vale d'Anta
Mamoa da Seixosa
Monte Cavalo

Museu Municipal de Vouzela -
património arqueológico e arquitectónico em sequência cronológica desde a Pré-História à Idade Média.
Morada: Praça Morais de Carvalho
3670 -274 Vouzela
Telefone: 232740579  
Horário:
De 3ª feira a 6ª feira das 09h30 – 13h e das 14h – 17h30
Sábados e Domingos das 14h às 17h30 (Maio a Setembro)
Das 14h às 17H (Outubro a Abril)

Dólmen pintado de Antelas
O Dólmen de Antelas, monumento nacional desde 1990, é composto por uma câmara funerária de oito ortostatos de 2.5 m de altura e um corredor aberto posicionado a nascente. Mas o que destaca este monumento são as pinturas ruprestes, (que já estiveram) muito bem conservadas. As pinturas centrais representam provavelmente uma deusa da fertilidade agrícola, que só a continuação dos estudos poderá comprovar. Datado entre o ano 3625 e 3140 A.C.

Inquira junto do Museu Municipal de Oliveira de Frades a hipótese de visitação.

Castro da Cárcoda
Restos de um povoado, em Carvalhais, que se estende por uma área de aprox. 15 ha. Existem vestígios de uma muralha, com panos duplos e triplos, com aprox. 1,30m de altura e um fosso, parcialmente aberto na rocha, Começado na Idade do Ferro foi posteriormente ocupado pelos romanos. Significativa arte rupestre. Foi feita uma parcial reconstrução das casas na tentativa de vivência histórica do espaço.
Termas Romanas de S. Pedro do Sul
Trata-se de um conjunto de construções romanas termais, Monumento Nacional desde 1938, que após anos de declínio e ruína, foi recuperado, e que hoje está aberto a visita. O espaço é composto por 5 piscinas - Tepidarium, Caldarium, Sudatorium, Laconicum e Natatio - num conjunto de tanques interiores e exteriores de dimensões diversas, escavados em blocos de pedra e cobertos com lajes e, ou pavimentados, servido por um sistema complexo de canalizações de adoção das águas quentes termais, água fria e esgoto para o Rio Vouga. A piscina exterior possuia um pórtico de dupla colunata jónica, da qual apenas sobraram apontamentos de colunas. A visitar!

Verificar horário de abertura. Posto de turism; Rua da Barroca, 3 - Termas Telefone: +351 232 711 320

As 3 Torres Medievais de Vouzela
Estas fortificaçãoes medievais, três delas perservadas e visitávies, serviam como ponto de defesa, e sobretudo para marcar o poderio e importância dos seus senhores nos secs. XIII / XIV. Estão situadas em Campia (Alcofra), Cambra e Vilharigues. As Torres de Alcofra e Vilharigues tem um núcleo museológico bem interessante, onde se explica a arquitetura e a vida vivida dentro da Torre.

Nem sempre se pode dizer que a sinalização para as Torres é eloquente: vale que a de Cambra e Vilharigues se destacam no terreno, e assim ficam visíveis. Já a de Alcofra fica no centro do aglomerado populacional com ruas muito estreitas…

Igrejas
Para além da Sé de Viseu, podem-se destacar as: Igreja Matriz de Vouzela, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, Monumento Nacional, com traços do estilo românico e gótico. Convento dos Franciscanos, onde hoje são os Paços do Conselho, em São Pedro do Sul, Igreja da Misericórdia de Santar... A Igreja de Souto de Lafões, românica e barroca.

Solares e outras Casas nobres
O grande solar da região é o Solar dos Condes de Santar, em Santar, Nelas. (Lá também se encontra a Casa das Fidalgas, hoje pertença dos Duques de Bragança, o Paço dos Cunhas com o seu belo jardim.) Em S. Pedro do Sul, o Palácio do Marquês de Reriz, os solares dos Condes da Lapa e Barão de Palme. Em Vouzela e Fataúnços uma série de casas ricas, como a Casa dos Távoras ou a Casa de Fatúnços.

De entre as casas nobres locais sobressaem as duas dos Malafayas, a de Santa Cruz da Trapa, classificada, mas totalmente em ruína e a de Serrazes, recuperada e mantida.
Ambas simples, mas de detalhes muito bonitos, levantam a hipótese de serem da autoria do arquiteto Nasoni, por existir um parentesco da 2ª mulher deste com a família Malafaya.
Outras casas nobres rurais espalhadas pelo território, valem uma visita.

Os rios...

Os rios de montanha com as suas águas límpidas e frescas formam poças e poços e quedas de água, de uma beleza única.
Mas as albufeiras e as praias fluviais também tem condições ótimas para os banhos e desportos náuticos.


entre outros, destacamos...
Poços do Rio Teixeira
Sao muito cohecidos e visitados o Poço Azul e o Poço Negro, mas outras cascatas e poços há cuja visita vale muito a pena. Inseridos na rota F12 das Rotas da Água e da Pedra das Montanhas Màgicas - se não conseguir na net, pode consultar o livro que disponibilizamos para consulta.

Parque Aquático do Bioparque de Carvalhais
O Bioparque em Carvalhais é um espaço muito interessante para visita, sobretudo se for acompanhado dos mais jovens, para os quais há programas específicos como arvorismo, slide e tiro de arco e flecha, e tem um parque aquàtico no meio da floresta, que funciona de julho ao fim de setembro, com piscina e um grande escorrega.

As atividades mais radicais têm de ser agendadas! Parque Florestal do Pisão 3660-061 Carvalhais telefone: 968 554 816 https://bioparque.org

Piscinas fluviais de Sejães
A praia do Vau no Rio Vouga, em Sejães, Oliveira de Frades, desapareceu depois da construção da barragem da Ermida/Ribeiradio, e assim, no local foram construídas duas piscinas e um espaço para se merendar ... Organizado pela "Nómadas" também pode fazer Stand Up Paddle - a tranquilidade e a paisagem vão-no surpreender...

As aldeias

As aldeias, sobretudo as de mais difícil acesso, foram ficando desertas de gentes e animais, mas as suas casa permanecem como elemento de memória e alguma saudade … Outras há - como Covas do Monte. - plenas de vida.

entre outros, destacamos...
Aldeia da Pena
Provavelmente a mais conhecida e falada aldeia de São Pedro do Sul. Com um acesso feito por uma estrada estreita, em curvas, em que os carros têm de passar à vez a aldeia da Pena aparece com os seus telhados de xisto empurrada contra as vertentes dos montes. Na adega pode-se comer comida local preparada em fornos a lenha.

Covas do Monte
Covas fica a 450m de altura na Serra de São Macário - que por si só vale o passeio - e ficou conhecida pela quantidade de cabras que ali são criadas.. Sobretudo este espaço de tempo do Portugal Rural por entre montanhas é muito bonito, como bonito é passear por entre as ruas estreitas ou assistir ao retorno dos animais ...

Tem um restaurante da Associação dos Amigos de Covas do Monte onde se serve cabrito assado no forno a lenha, chanfana de cabra e rojões à moda de Covas do Monte, leite-creme, e filhoses de centeio, ou sopa seca. Funciona na antiga escola primária.
(+351) 232 357 592
(+351) 964 945 312

Manhouce
O Grupo de Cantares de Manhouce e Isabel Silvestre nos seus trajes de preto e ouro, re-projetaram em Portugal esta região, dando força a uma tradição de cantar a três vozes, baixo, raso e riba, que por aqui é tradição sempre que as mulheres se juntam para cantar, sobretudo na missa. Num pouco de melancolia e na pureza dos montes mantiveram vivo o cancionaiero local. Manhouce não são só os cantares, mas a força que os cantares espelham.

Pontos a visitar:
sítio arqueológico de Alto do Espinhaço, composto por duas mamoas pré-históricas.
o Castro fortificado de Calçadas, da Idade do Ferro;
sítio de arte rupestre das Corgas de Valongo da Gravia, da Idade do Bronze;
Ponte do período Romano, provavelmente construída no século II a. C. ou no séc.I d. C. integrando a estrada que ligava Emérita Augusta (Mérida) a Bracara (Braga), passando por Viseu.
O poço negro e outras poças de água cristalina.
Comidas:
Escoado; vitela assada à Manhouce; açordas; papas de sarrabulho; papas de Carreloiro; sopas secas; pimpões; rabanadas, carrocho e leite creme.

Levada da Paradela

O Mosteiro implanta-se num promontório, numa curva pronunciada do Rio Varoso antes deste desaguar no Vouga. Esse Rio tem um poço, o Poço do Mourão, e tem a bonita Levada que fez o transvase da água do rio para os campos da Paradela.

Para completar esse caminho pode-se subir depois à Capela do São Caetano, de onde se tem uma vista privilegiada para o Mosteiro.
Para quem for mais aventureiro há como descer o rio até ao Vouga ou atravessar o rio junto ao antigo viveiro das trutas…

Aventura

Canoying, Rafting, Arvorismo, Escalada, Bike …

aconselhamos: Nómadas

Aqueduto

Único nas redondezas, o aqueduto que alimentava o Mosteiro com o seu Largo e o seu Portal abrasonado assinala a entrada no que resta da Cerca do Mosteiro.

A partir do Largo com o Cruzeiro pode-se subir até à Capela da Sra da Boa Morte, datada de 1673.
No sentido nascente, pode-se também seguir pela antiga estrada dos monges, a "estrada de baixo", que provavelmente estará com a vegetação alta, mas que nos transporta pelo vale fértil até Santa Cruz da Trapa…
E, se descermos até à barragem da mini-hídrica poderemos acompanhar para jusante as lindas margens do rio…

Jardins Históricos - Rota do Dão

Porque não um dia de visita a jardins ?
Ou vários dias de peregrinação?
Jardins maravilhosos e muito bem cuidados, jardins agrícolas, jardins públicos em parques urbanos, jardins florestais - jardins que vale a pena conhecer…
Jardins que fazem parte dos Jardins Históricos de Portugal, uma iniciativa que se propõe defender e salvaguardar uma herança preciosa.

Rota dos Jardins do Dão - Associação Portuguesa dos Jardins Históricos
https://www.jardinshistoricos.pt/route/view/5#

Mosteiros Cistercienses do Centro

Este é um passeio mais longo, mas é "o passeio".
Aliás dois ou três dias, conforme a força… Um itinerário pelos Mosteiros Cistercienses do Centro; no primeiro dia, os Mosteiros do distrito de Viseu e Arouca; no segundo uma descida até Alcobaça, "o" Mosteiro Cisterciense Português, Monumento Nacional, Monumento da Humanidade pela Unesco.

Fale connosco!

Image
Image
Image

- Bom Apetite !


Há anos que mantemos no Mosteiro uma lista de restaurantes que aconselhamos… Sem nenhuma escala de valores - falámos sobre isso quando nos perguntam, e quase sempre perguntam - sem votação de "tripadvisors" nem "reviews" de jornais ou revistas. São os restaurantes onde gostamos de ir, e que sabemos que cozinham sempre bem. E que sabemos que os nossos hóspedes também gostam.
Comecemos por:
"O Solar", em Oliveira de Frades , "A Quinta da Cavada" em Vouzela, e "O Camponês" em S. Pedro do Sul.
Todos servem as comidas à moda da região de Lafões, começando pelas entradas sempre muitas e excelentes, a Vitela (de Lafões), em diversas versões, assada, nacos, grelhada,.à posta. E, como não querer saborear o polvo, o cabrito e o bacalhau. E, migas. E feijão fradinho…
E, por falar em bacalhau, para os apreciadores fieis, há "A Luciana", em Sejães.
Mas se pretende algo diferente, e conseguir marcar, e tem de marcar com alguma antecedência, a "Quinta das Delícias" serve "comida francesa" também muito bem confecionada.
A "Casa Arede" é uma visita a fazer para provar a Sopa Seca e os nacos, ou os rojões ou o bacalhau… como o é a Quinta d'Avó.
Que dizer do "Retiro do D. Alves", que só serve ao almoço, e tem um polvo, e uns "arrozes" de vinha d'alhos ou de vitela ou polvo deliciosos ?
De "O Mirante", que serve pratos do dia sempre bem, e também serve pizza, com a melhor das vistas?
ou da "La Piazetta" que serve comida italiana - boas pizzas e excelentes massas no forno…?
E, e… os outros todos.

Desde o ano passado, seguem na lista dois restaurantes mais distantes, mas que fazem por merecer o desvio: a "Taberna da Adega", na Lusovini, em Nelas, com acréscimo para bons vinhos e bom queijo da serra, e os "3 Pipos" em Tondela, conhecido pelas variadíssimas entradas e pela grande carta de pratos.

Estão os endereços na lista e os números de telefone … tem muito a experimentar e a reportar!
Sobretudo, desejamos-lhe : - Bom Apetite !

Para esclarecimentos adicionais, escreva-nos para o email: reservas@mosteirosaocristovao.com !

Sitemap
As comidas
Newsletter

SITE: © MSCL-gui-2022

RNET 598

Este site utiliza cookies e outras tecnologias de "tracking" para melhor navegabilidade e para nos permitir conhecer utilizadores-tipo. -Pode ver a nossa política de privacidade acessando o link acima!